MINISTRO DO STF DA SEU VOTO DE MINERVA HOJE

18/09/2013

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello decide hoje qual será seu voto sobre os embargos infringentes no caso de nove dos treze réus do Mensalão. Se o Ministro acatar os embargos, estes réus poderão vir a ter um novo julgamento. Se vierem a ter um novo julgamento, poderão vir a ser inocentados.

O Brasil é o único país em que um julgamento do Supremo Tribunal Federal, a instância máxima da justiça, pode ser questionado pelos réus. Em outros países, decisões tomadas pela instância máxima da justiça só podem ser questionadas por elas mesmas, ou pela comoção social. No nosso caso a comoção social aponta para a condenação e a prisão dos réus do mensalão, entre outros réus de casos de corrupção (Alkhmin e sua gang estão na mira das revoltas populares, apesar da mídia não falar sobre o escândalo do “Propinoduto tucano”). Já o Congresso e nossas leis apontam pela soltura e eventual inocência de todos os crimes de colarinho branco.

Esse descompasso não é de hoje e vem paulatinamente destruindo o respeito e a fé do povo sobre as instituições. Os juízes alegam que nossa constituição fornecesse amplos instrumentos de defesa, mas na prática todos sabem que estes “amplos instrumentos de defesa” só servem aos que dispõe de dinheiro para bancar advogados e longos processos.

É mais um exemplo da necessidade deste país por uma total e completa revolução institucional, uma faxina geral e o expurgo dessa “classe” de políticos profissionais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s