OS TEÓRICOS DA CONSPIRAÇÃO TINHAM RAZÃO!

Hoje o IPEA publicou em nota que a pesquisa sobre estupro divulgada semana passada estava errada. Isso mesmo, errada.
Depois de causar furor nas redes sociais e figurar nas manchetes dos jornais e telejornais (e não só no Brasil), eis que o dito instituto vem a público dizer que o número de pessoas que responderam que a mulher de roupas curtas merece ser atacada é 26% e não 65%.
Aqui neste blog, tive de fazer um exercício mental para tentar entender a hipocrisia nacional, com base em tais dados. Você pode ler o artigo AQUI.
Infelizmente, perdi meu tempo, gastei meus neurônios, num exercício de reflexão sem fundamento. Agora resta-me a vergonha de vir dizer que os teóricos da conspiração, que acreditaram desde o princípio que a pesquisa era falsa, estavam certos.
Ainda não acredito nos argumentos dos teóricos da conspiração, que disseram ser a pesquisa do IPEA, uma manobra para desviar as atenções do público brasileiro, do escândalo da Petrobras, mas, não vou tentar rebater essa tese.
Ainda bem que meu blog tem meio leitor por dia, ainda assim, sinto vergonha de ter publicado sobre essa pesquisa, imagino como se sentem os jornalistas mais lidos, ou os sociólogos que se debruçaram ainda mais fundo do que eu na questão.
A vergonha, contudo, não é minha. Apenas internalizei esse sentimento de estupefação, diante de mais essa demonstração de incompetência tão comum no Brasil e a primeira pergunta que me veio à mente foi: o que funciona nesse país, além da arrecadação do imposto de renda?
Então não vou perder essa oportunidade de ficar calada, não vou ficar brigando com os teóricos da conspiração, vai saber se eles, apesar do tom escatológico, não têm razão?

Leave a Reply

