SOBRE A DELAÇÃO DE DELCÍDIO E O FLUXO DE LAVA (OU LAMA)

Lendo o depoimento do Delcidio, fica claro que havia um forte lobby de empreiteiras e um esquema de superfaturamento de obras da Petrobrás, cujos excedentes eram revertidos para financiamento de campanhas, desde pelo menos 1997. Há indícios de que Lula sabia que estava sendo beneficiado com recursos ilícitos, há indícios de que tal estratagema é usado para o financiamento de grandes campanhas, de grandes partidos há décadas. Isso é grave e claro, corrói nosso sistema democrático pela raiz, além de destruir aos poucos um patrimônio público como a Petrobrás. Não tem ninguém inocente aqui, repito. Contudo, delações não deviam vazar, delatores precisam apresentar provas do que dizem e todos os envolvidos, citados pelas delações deveriam ser investigados, processados, julgados e condenados.
O que estamos assistindo é um espetáculo de mídia, um espetáculo de ilegalidades, que não param no escândalo da Petrobrás, mas avançam pelo judiciário (que deveria agir como instância de justiça e não como tribunal de inquisição). O povo, bem ensaiado, grita “morte aos comunistas”, eles só não sabem explicar o que é comunismo, nem sabem apontar direito quem são os comunistas, além dos “petralhas”.
Ser do PT é sinônimo de ser corrupto. Essa é a idéia que destrói o debate, como quando a Dilma vai falar em rede nacional e as pessoas batem panelas para não ouvirem o que ela tem a dizer. Não me admira que queiram a cabeça do ex presidente antes de saberem até que ponto ele está envolvido nestas acusações, antes de saberem se ele pode ou não ajudar a desvendar até onde vai esta trama.
Há indícios de que a seletividade desses vazamentos, tem por objetivo proteger envolvidos de outros partidos, caciques do PMDB e do PSDB que IGUALMENTE se beneficiaram de recursos ilícitos. A idéia é salvaguardar suas imagens, para que eles possam tomar o poder uma vez que Dilma for derrubada. Daí a pressa em se criar o clima de derrocada, o ódio, a violência. Quanto mais se demora neste processo, mais claro ficam as finalidades golpistas: Moro não tem provas contundentes contra Lula, os futuros e pretensos presidentes estão envolvidos e a cada dia isso fica mais evidente.
Gritar contra Lula agora é fazer coro com Eduardo Cunha, este sim, com mais de quarenta milhões de dólares comprovados em contas na Suíça.
As pessoas por todos os lados vêem indícios de que há algo errado nisso tudo, mas nao têm coragem de se manifestar contra os erros e as ilegalidades deste processo, porque falar a favor de Lula neste momento, é suicídio.
O brasileiro se vê refém de sua própria ignorância e boa fé em fornecer riqueza, por anos a fio, aos grupos que não permitirão jamais, a justiça social.
O PT cavou o próprio buraco e é muito, mas muito difícil defender o indefensável, contudo, diante de um Estado de exceção que está sendo constituído com base em tantas ilegalidades jurídicas, devemos nos ater ao que manda nossa Constituição e o que ela diz, em suma, é que para haver qualquer processo (impeachment, cassação de direitos políticos, prisão, etc) É preciso haver primeiro julgamento, apresentação de provas e condenação. Nada disso aconteceu até o presente momento.
Os clamores pelo impeachment deram lugar a clamores pela renúncia. Em todo golpe de estelionato há pressa… ou então a vítima descobre que está sendo enganada.
Os clamores são legítimos, a bandalheira corrói este país, mas não ha´qualquer discussão sobre o que vem depois. A nebulosa legal, torna a hierarquia sucessória um risco inadmissível e o brasileiro mediano insiste, que derrubar o governo é a melhor saída. Saída para onde?
Ou melhor, saída do que e para onde?
Ninguém sabe responder, quando estas perguntas são feitas. Os clamores ganham contornos de histeria coletiva, onde ninguém sabe ao certo a origem de tanto ódio, só sabem que odeiam e querem imolar o cordeiro da vez. Vejo meus amigos da oposição, alguns debatem normalmente estas questões, levantando dúvidas pertinentes e torcendo para que seus representantes consigam dar um jeito na situação, outros esbravejam e compartilham mensagens de ódio, outros ainda se recusam a qualquer debate. A verdade sempre tem dois lados, mas parece que para algumas pessoas, a verdade sequer é importante.
Eu aguardo pelo fim dessa viagem errada da nossa sociedade. Temo pelo futuro, porque um regime extremista é sempre sedento por sangue político e hoje em dia, tornou-se um grande risco ser estudioso, universitário, professor, intelectual, utópico, esquerdista, ou mesmo advogado que defenda os direitos humanos em sua plenitude. tornou-se um risco, em suma, ser sensato. O legal mesmo é espumar ódio e exigir a morte de alguém.
Não peço desculpa pelo textão. Se você leu até aqui, é porque assim como eu, tem um nó na garganta difícil de ser desatado. Oremos pela nossa boa sorte.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s