O DIA SEGUINTE AO DESASTRE

Bom dia Brasil varonil dos bravos combatentes da corrupção! E agora que vocês enfraqueceram as instituições da justiça e da democracia e fortaleceram infinitamente o poder de Temer e Cunha, estão prontos para bater panelas contra a corrupção? Esse instrumento tão poderoso da vontade popular?

_Calma, ainda tem o Senado.

_Mas o que isso muda? Ontem o Congresso mostrou que está do lado da arbitrariedade com o consentimento de parcela expressiva da população. Reverter o cenário do impeachment no Senado, não vai apagar a mancha, o estrago já está feito. Agora já se sabe que temos uma população manipulável que não se importa com o estado de direito, um supremo covarde, um legislativo todo poderoso e uma classe industrial disposta a fazer chover dinheiro se for para que seus desejos sejam representados. A derrota é de todos nós.

_Agora é a chance da convocação de eleições gerais. Se ela diz que vai ter luta! A hora é agora…

_A Dilma não tem mais força. Não era por ela que estávamos na luta, mas pela demonstração da força do estado democrático de direito, para mostrar aos oportunistas que é preciso mais do que mentiras e manipulação para tomar o poder: é preciso vencer eleições. Pois bem, foi isso que foi perdido ontem. Quais as chances de uma reviravolta democrática, com a prisão de Eduardo Cunha e convocação de novas eleições? Menores do que as que a Dilma tinha ontem.

Uma terceira pessoa entra no diálogo:

_ Apesar do estrago feito ainda temos de manter a mobilização. Acho que a nossa mobilização só engrossou mesmo após a tentativa da prisão do Lula. Muito tarde a meu ver. O estrago está feito com relação ao que você falou. Não há dúvida. Mas temos de lutar agora pelo menos ruim.

Eu digo que há quem seja otimista.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s